terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DYLANDOGOFILI - DYLAN DOG - ILUSTRAÇÃO E PÔSTER - WILSON VIEIRA

01/10/2010

Dylan Dog ganha paródia por Wilson Vieira




Dylandogofili é o nome do novo fanzine italiano, criação impressa do fórum www.dylandogofili.com, que, como o próprio nome diz, presta uma homenagem ao detetive do pesadelo italiano Dylan Dog.

No número zero do fanzine, há uma paródia de Dylan Dog, escrita pelo autor brasileiro Wilson Vieira, com colaboração de Marco de Zordi e desenhada por Riccardo Nunziatti, um colaborador assíduo do fórum. A revista, cuja capa colorida pode ser conferida ao lado, tem formato 19 x 26,2 cm, contendo 24 páginas em preto-e-branco.

Infelizmente, por sugestão da própria Sergio Bonelli Editore, que validou o projeto, a tiragem é de apenas 100 exemplares numerados e carimbados que não serão vendidos, e sim, distribuídos a colaboradores e parceiros do fórum.

Wilson Vieira nasceu em São Paulo em 1949. Em 1973 foi para a Itália continuar seus estudos em História/Arqueologia, mas acabou estudando Artes no Istituto d´Arte Lorenzo de Medici di Firenze. Nessa época trabalhou como desenhista profissional de HQs no Studio Staff di If em Gênova, onde trabalhou em títulos como: La Furia del WestL´Uomo-RagnoFF QuattroTarzanDiabolikHondoDavy CrockettEl TigreIl Corsaro NeroJackCoyote e Il Piccolo Ranger.

De volta ao Brasil, lecionou em várias escolas com professor de Desenho Artístico e HQ e traduziu dezenas de edições de Ken Parker para o português. Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se o álbum Cangaceiros – Homens de Couro (com arte de Eugenio Colonnese) e a minissérie de faroeste Gringo. Atualmente desenvolve projetos para o Brasil e a Itália, como roteirista.

Veja mais sobre Wilson Vieira


O Fanzine dos Dylandogófilos

Estamos orgulhosos em apresentar, aquilo que é o fruto de uma idéia, concebida há quase dois anos atrás: O Fanzine dos DYLANDOGÓFILOS.
Essa publicação, nasceu do desejo de realizar algo impresso. Inicialmente pensamos fazer uma paródia, mas, para realizá-la faltavam os ingredientes clássicos, tais como; um roteirista, um desenhista e um letrista.
Para roteirista pensamos prontamente, ao grande amigo Wilson Vieira, autor brasileiro, que certamente dispensa apresentações. O Wilson, já tinha produzido uma ilustração, da qual surgiu um pôster, para a Exposição: Buon Compleanno Dylan Dog (realizada pelo DylanDogofili) em Novi Ligure/2006, que foi distribuído gratuitamente, arrecadando, porém donativos livres, para a Associação (presidida por Paola Barbato) “Mauro Emolo” O.N.L.U.S., que trata de pessoas afetadas, por uma doença neurovegetativa chamada: Coréia de Huntington.
O desenhista, nós o encontramos em nossa própria casa: Riccardo Nunziati. Ele tinha começado a freqüentar o nosso Fórum e o nosso ativíssimo Relações
Públicas, Giorgio Santoro um dia me disse: “Cristian, encontrei o desenhista, é um dos rapazes do Fórum, chama-se Riccardo e desenha muito, muito bem…”.
Dali então, se iniciou uma colaboração esplêndida com o Riccardo e ainda hoje, me surpreende a sua imensa paciência, para fazer frente às nossas exigências contínuas.
Faltava um letrista e graças ao Riccardo o encontramos, Alessio D’Uva colocou-se a disposição, desde o primeiro contato e ele também, quanto à paciência não deixa nada a desejar como o Riccardo, não sei quantas vezes, trocamos as frases e modificamos as posições, dos balões.
Tínhamos já tudo, para a história? Ainda não…faltava, aquele toque de humor, nas “gags”, do personagem Sdrucio e quem melhor para isso, do que Marco De Zordi, apelidado de o Dezzo? Encontrarão ainda, alguns artigos interessantes, que fazem de moldura, para a história.
Infelizmente nem todos, poderão ter acesso a essa revista, (capa colorida – formato 19 x 26,2 cm – contendo 24 páginas – miolo em p/b), pois a tiragem, como aconselhado por parte, da Sergio Bonelli Editore (que agradecemos, pela cortesia demonstrada), é somente de 100 exemplares invendáveis; os quais são devidamente numerados, nominados e carimbados.
Entre os felizardos contemplados, estarão os velhos e os novos amigos, que sempre acreditaram e nos ajudaram, no decorrer dos anos.
Esperemos ter feito algo interessante, o que garantimos, é que fizemos algo, que nos divertiu muito e esperemos, que se divirtam também.
Pensamos em fazer outros fanzines, mas esclarecemos que serão publicações aperiódicas, e que não conterão histórias assim longas e isso particularmente, nos permitirá imprimir uma tiragem maior.
Além da capa, mostramos em primeira mão: uma prancha e dois quadros primorosos da HQ inédita e exclusiva – O HOTEL MALDITO – (L’ALBERGO MALEDETTO) – como também, a visão gráfica de Nunziati, sobre Vieira:
Para qualquer pergunta, comentário ou pedido de esclarecimento, pode nos escrever, diretamente no Fórum: http://www.dylandogofili.com/Dylan/Forum/Default.asp
Para comentar esse artigo no Fórum, clique: http://www.dylandogofili.com/Dylan/Forum/topic.asp?TOPIC_ID=3848
Artigo escrito por: Cristian Fasano









Cartaz de Wilson Vieira para Mostra Italiana de Dylan Dog

Por Humberto Yashima 

26/10/2006



O quadrinhista brasileiro Wilson Vieira (Cangaceiros – Homens de CouroGringo – O Escolhido) ilustrou – em técnica mista - o cartaz da Mostra Buon Compleanno Dylan Dog (Exposição Feliz Aniversário Dylan Dog), que será realizada em Novi Ligure, Itália, entre os dias 31 de outubro de 2006 e 07 de janeiro de 2007 em comemoração aos 20 anos do personagem.
Organizado pelo site DylanDogofili, o evento trará ao  público publicações estrangeiras, pranchas originais, souvenirs e outros produtos relacionados ao Detetive do Pesadelo. 
A arte original assinada por Vieira estará à venda e todo o valor arrecadado será destinado à Associação Mauro Emolo O.N.L.U.S, entidade que auxilia pacientes (e suas famílias) portadores da Corea di Huntington, doença genética degenerativa atualmente incurável.