WILSON VIEIRA BY Yılmaz Dağlı
La Storia del West by Vieira
NOTA SUI COLLABORATORI
WILSON VIEIRA
Safra 1949, paulistano, do bairro Ipiranga, em São Paulo - Brasil.
Em 1973 foi para a Itália, continuar seus estudos de História e Arqueologia, mas, acabou optando por Creative Arts, no multicultural ISTITUTO LORENZO DE’MEDICI. Simultaneamente, formou-se autor profissional do Desenho, HQ e Ilustração, no estúdio de produções gráficas, o renomado estúdio STAFF DI IF, de Gianni Bono, editor, jornalista e amigo, onde colaborou, como profissional, por sete produtivos anos.Tornando-se assim, o primeiro Artista Brasileiro, a desenhar exclusivamente para a Europa, entre outros, os personagens ícones internacionais de Quadrinhos, como: Diabolik, Homem Aranha, o Pequeno Ranger e Tarzan. É citado, em 1980 na revista/catálogo #13/14 (IF Immagini e Fumetti) IF Imagens e Quadrinhos, apresentando para os leitores Italianos os trabalhos do Staff di IF, publicada por Gianni Bono, a sua HQ intitulada Jovem Branco, na revista (IF Immagini e Fumetti) em 1980 também, #15/16, publicada por Gianni Bono, como desenhista do personagem (il Piccolo Ranger) o Pequeno Ranger, no opúsculo (Foto di famiglia) Foto de Família, escrito por Gianni Bono, publicado juntamente com o Tex Almanaque Oeste, #172, em 1994, onde são nominados, os 293 autores Bonellianos da época, como desenhista do personagem (il Piccolo Ranger), no (Guida al fumetto italiano) Guia do Quadrinho Italiano, publicado em dois volumes, em 1994, por seus editores; Gianni Bono e Alfredo Castelli, atualmente também publicado online, em site próprio, na Itália. Em 2004 no álbum Mister No, #355 em 2009 no álbum Tex #223 - Sasquatch (nuova ristampa) Pé Grande - nova reedição, em editoriais, ambos assinados por Sergio Bonelli, e na publicação, como desenhista Bonelliano na (Guida Bonelli - Tutte le edizioni straniere) Guia Bonelli - Todas as edições estrangeiras, em 2009, escrita por Antonio Mondillo, é mencionado também, no (Museo Virtuale del Fumetto) Museu Virtual do Quadrinho, como integrante e colaborador, do estúdio Staff di If.
No final de 1980, depois de participar de Lucca Comics #14, onde conheceu o jornalista, editor e amigo, o também brasileiro Wagner Augusto, retornou ao Brasil.
Ministrou cursos de e sobre Desenho, ao seu retorno, para o Brasil; no Estúdio de Arte Iara de Marchi, como professor de Desenho Artístico, na mesma época, HQs e Desenho Artístico no Studio Renovart, em 1981 realizou uma série de ilustrações, para a Sociedade Ornitológica Bandeirante, em São Paulo. Também neste mesmo ano, desenhou para a revista Sexy West #2 da Grafipar, a história O Carrasco, com roteiro do editor, artista e amigo, Franco de Rosa. Em 1982, o Centro de Desenvolvimento Profissional José Papa Junior, convida-o, para lecionar HQs e Desenho, para o Curso Básico de Publicidade. Lecionou também HQs, na Academia de Artes Plásticas, do consagrado pintor uruguaio, Pedro Alzaga. Em 1983 decidiu abandonar os desenhos, e somente escrever roteiros de Quadrinhos, arquivando-os. Em 1985, colabora com o Mecenas das HQBs, o artista Rodolfo Zalla, na revista Calafrio #26, com o roteiro da história Censurado e desenhos do artista e amigo, Aloísio de Castro e apresentado ao leitor brasileiro, com uma biografia inédita, escrita por Wagner Augusto.
Já publicou vários Quadrinhos, como argumentista/roteirista, e continua fazendo esporadicamente, em revistas conceituadas da: Argentina, Brasil, França, Itália e Portugal. Sempre, divulgando a nossa Nona Arte Brasileira e seus ótimos Artistas Nacionais, tendo uma recepção positiva, de crítica e leitores, em terras estrangeiras.
Atualmente roteirista, historiador e escritor, é o autor da inédita saga nordestina Cangaceiros - Homens de Couro, da graphic novel Gringo - O Escolhido, desenhada por Aloísio de Castro, em conjunto com uma animação do personagem, desenvolvida pelo artista, amigo, além de primo, Clóvis Vieira. Do conto The Gun, the Evil and the Death (Sagas Vol. II - Estranho Oeste), dos editores e amigos Cesar Alcázar e Duda Falcão e do pioneiro banco de dados Online, Luso Brasileiro, em verbetes O Alfabeto do Velho Oeste, para o site Português Tex Willer Blog, dos amigos José Carlos Pereira Francisco e Mário João Marques, e da graphic novel spaghetti western ainda inédita, intitulada: Chasco - Na trilha dos abutres.
E escreve também, uma releitura extensa, complexa, inovadora, dinâmica e própria, sobre a História, sem previsão de término, já definido o título: Os Escritos revelados, de um gajeiro itinerante. Deu início a este trabalho, concluindo alguns textos, sempre detalhado, em ordem cronológica de tempo. Alguns deles publicados no site de Autores.
Colabora mensalmente, desde 2013, com o site Italiano: DIME WEB (QUADERNI BONELLIANI) Cadernos Bonellianos, dos amigos, Francesco Manetti e Saverio Ceri, escrevendo ensaios mensais, sobre a História do Oeste Americano, para os incontáveis fãs Bonellianos, ou não. Expressando assim, o seu apreço e profundos estudos históricos, pelo tema Western e tudo que o envolve, numa intrincada combinação de; dados, nomes, biografias, locais, acontecimentos e suas respectivas datas e fatos.
Wilson, contudo, guardou e trouxe em sua bagagem pessoal, a seleta criatividade culinária, retornando ao País, certo hábito inspirador, bem característico, intrigante e inesquecível adquirido em cinemas lotados de fãs, da Velha Bota, do qual era um assíduo atento e entusiasta participante, lá pelos anos 70. Anotando detalhadamente, os seus temperos essenciais, bem como, as diferentes propostas alimentares, servidas naquela época.
É o seu inigualável e profundo interesse pessoal, pelo atrativo, saboroso, inebriante e suculento SPAGHETTI WESTERN; cuja receita original e única, criada por uma dupla Italiana de excepcionais Masterchefs; Sergio Leone e Ennio Morricone, o qual preservou cuidadosamente mesmo, com o passar do tempo e dos modismos voláteis de alguns ingredientes, aguardando por décadas pacientemente, o exato momento, após intensa levitação e maturação, ofertá-la aos seus inúmeros e fiéis clientes, num banquete, do mais elevado aroma, sabor e principalmente, com o seu surpreendente conteúdo, bem diferenciado. Ingira prazerosamente, essa magnifica alquimia alimentar Literária, que será agora finalmente e cerimoniosamente, oferecida pela notável RED DRAGON PUBLISHER™, do escritor, editor e amigo Alex Magnos, num excepcional, inédito e exclusivo cardápio, em quatro variados e vitaminados volumes; em duas formas, para a sua melhor comodidade de aquisição: a versão brochura ou a versão eBook, a escolha delivery, é exclusivamente sua, portanto informe-se, no site e saboreie, quando e como quiser, essa famosa e única macarronada caseira, servida à la carte.
GRINGO é o prato resultante, desta rara, nutriente e fumegante iguaria, juntamente com o meu apetitoso e abundante, molho pessoal, caseiro, bem marcante, tornando-se assim, verdadeiramente inigualável, para o deleite total, de seus incontáveis fregueses.
Bom apetite e sirvam-se à vontade, do bangue-bangue à Italiana; agora também escrito.