quinta-feira, 9 de setembro de 2021

GUIDA BONELLI - TUTTE LE EDIZIONI STRANIERE - ANTONIO MONTILLO - ITALIA OTTOBRE 2009 - WILSON VIEIRA

 

BLOGUE DO TEX (E EDIÇÕES BONELLI PUBLICADAS EM PORTUGAL) CITADO NO “GUIDA BONELLI – TUTTE LE EDIZIONI STRANIERE” (ITÁLIA – OUTUBRO 2009)



FUI O PRIMEIRO E ÚNICO QUADRINHISTA BRASILEIRO DESENHAR UM PERSONAGEM BONELLI: IL PICOLLO RANGER.

SONO STATO IL PRIMO ED UNICO DISGNATORE A FUMETTI BRASILIANO A DISEGNATORE UN PERSONAGGIO BONELLI: IL PICOLLO RANGER.

I WAS THE FIRST AND ONLY BRAZILIAN COMIC DRAWER TO DRAW A BONELLI CHARACTER: THE LITTLE RANGER.

O blogue português do Tex foi citado uma vez mais em uma edição italiana, desta vez no livro que tem como título ”GUIDA BONELLI – TUTTE LE EDIZIONI STRANIERE” (Guia Bonelli – Todas as edições estrangeiras), obra da autoria de Antonio Mondillo, publicado em Outubro de 2009 por Alessandro Tesauro Editore.

Trata-se de uma verdadeira e própria “enciclopédia” de cerca de 270 páginas, onde se pode encontrar nos vários capítulos dedicados aos heróis bonellianos, a história das diversas editoras e das várias colecções Bonelli nas respectivas nações onde foram publicadas, inclusive em Portugal, assim como a cronologia dos títulos na língua original e respectiva tradução para italiano e ainda milhares de capas a preto e branco na sua maioria, mas também a cores, com particular relevo para aquelas inéditas realizadas para o mercado externo.


O motivo de tal citação,  como se pode ver acima, prende-se com o destaque dado à edição lusitana do Ranger, cuja transcrição para a nossa língua apresentamos de seguida:

Em Portugal são publicados desde há anos as séries brasileiras. Em Agosto de 2005 foi publicado um especial a cores “Tex Contra Mefisto” integrado na Colecção BD Série Ouro. A História e o formato foram reproduzidos do número 2 da  Série Ouro italiana publicado pelo “La Repubblica” dedicada às reedições a cores de importantes histórias de grandes personagens da banda desenhada. Em Portugal é publicada também uma bela revista de banda desenhada, o BDJornal e são organizadas diversas exposições dedicadas a Tex, com grande interesse do público. De assinalar, além disso, na Internet também o valioso “Blogue do Tex” rico em notícias, ao cuidado do simpático José Carlos Pereira Francisco.

Inútil dizer que o espaço maior, cerca de 100 páginas,  é dedicado ao nosso Ranger, com imensas capas jamais vistas e vários desenhos inéditos da autoria de diversos autores estrangeiros, como por exemplo alguns desenhos publicados ORIGINALMENTE aqui no blogue português do Tex – da autoria de Adauto Silva, Alfonso Font, Antonio Moreira, Fred Macêdo e Jean Okada – facto que muito nos orgulha e que mostra bem o alcance, a popularidade e a importância do blogue português do Tex hoje em dia.

Ainda no campo português, este Guia Bonelli, dedica várias páginas às edições de Zagor (16) e Mister No (12) publicadas  em 1978 e 1979 pela Portugal Press sem autorização da Casa Bonelli, mostrando inclusive 16 capas das edições portuguesas, na sua maioria da autoria do desenhador português Carlos Alberto Santos, assim como dedica um espaço aos 2 álbuns de Ken Parker publicados pela Editora Asa em 2003 e 2004.

O livro que tem um preço de 22,00 € concluí-se com a biografia dos autores estrangeiros que colaboraram com a Sergio Bonelli Editore (e também com este Guia) que tenham interpretado Tex ou outras personagens Bonelli no estrangeiro com destaque para os artistas brasileiros Adauto Silva, Antonio Carlos Moreira, Fred Macêdo, Jean Okada, Jô Oliveira, Mateus Silva da Silva, R. Sbrissa, Watson Portela e Wilson Vieira.

Informa-se também, que está ainda disponível, o primeiro livro da autoria de Antonio Mondillo, publicado em 2008, intitulado “TEX TRA MITO E STORIA“ (Tex entre o mito e a história), 192 páginas no formato 17 X 24, onde vem traçada uma biografia de Tex com datas e personagens históricas e um meticuloso texto sobre como reconhecer todas as edições originais e não censuradas da série regular italiana e ainda um guia sobre as edições estrangeiras e vários desenhos inéditos, em particular um desenho a cores de Aurelio Galleppini, onde Tex beija uma dama desconhecida e tem também um custo de 22,00 €.