terça-feira, 3 de dezembro de 2013

REVISTA LA GAZZETTA DI CLERVILLE #32 - ILUSTRAÇÃO - WILSON VIEIRA


Numero 32 Giugno 2007 Copertina: Beniamino Delvecchio
Pagine: 32Contenuto: - Prima di cominciare
                       - News, News, News
                       - I volumi usciti
                       - Altre pubblicazioni                       - Vota la storia migliore! I risultati!
                       - Diabolikamente
                       - Cartoline che passione
                       - Mario Cubbino passed away                       - Ricordi di fans: Storia di una diabolica odissea
                       - Diabolik all'asta
                       - Diabolici gioielli
                       - Track of the panther
                       - Diabolik in mostra
                       - Diabolik extra serie
                       - Il Diabolik Club in Toscana
                       - Diabolic 
Interviste: Wilson Vieira - Un Brasiliano per Diabolik

Diabolik é um personagem de fumetti (histórias em quadrinhos italiana) criado pelas irmãs Angela e Luciana Giussani em 1962.

Suas histórias são publicadas mensalmente em revistas em preto e branco no formato de bolso (12 x 17 cm).

Diabolik foge do arquétipo de protagonistas de histórias em quadrinhos, o personagem é um anti-herói, um ladrão astuto e calculista.

Diabolik foi o precurso do chamado "fumetti neri" inspirou diversos personagens italianos que possuem a letra "K", uma delas é o "Paperinik" (Superpato no Brasil), uma identidade super-heróica do Pato Donald.

No Brasil o personagem foi publicado pelas editoras Vecchi e Record.

Entre os desenhistas italianos desta série, destaca-se também um único brasileiro; Wilson Vieira integrante do Staff di IF









O MEU AGRADECIMENTO SINCERO, AO AMIGO EDUARDO BARANOWSKI



















Wilson Vieira é homenageado por fãs italianos de Diabolik

Por Humberto Yashima 

25/07/2007


Wilson Vieira, roteirista de HQs como Cangaceiros - Homens de Couro e Gringo – O Escolhido que trabalhou na Itália como desenhista durante a década de 1970 e início da década de 1980, foi homenageado pelo fã-clube italiano Diabolik Club em sua revista La Gazzetta di Clerville #32
Vieira foi o único desenhista brasileiro que ilustrou aventuras do famoso personagem italiano – que teve algumas HQs publicadas no Brasil pelas editoras Vecchi e Record - em Diabolik #22 (anno XV, 1976, 116 páginas, história Lotta per un'eredità - Luta por uma herança - arte-final de Franco Paludetti/Brenno Fiumali) e Diabolik #33 (anno XVI, 1977, 116 páginas, história Corsa ai gioelli - Corrida para as jóias - arte-final de Franco Paludetti/Brenno Fiumali)); o artista também assinou a arte de capa e quarta-capa dessas revistas, cujas histórias foram reeditadas na Itália em 1991.


Na La Gazzetta di Clerville #32, Vieira foi entrevistado pelo editor Lorenzo Altariva, um dos criadores do Diabolik Club; o título da matéria foi Wilson Vieira - Un brasiliano per DK (Wilson Vieira - um brasileiro para Diabolik). O artista também foi incluído no site do Diabolik Club  na cronologia de autores de Diabolik. Em agradecimento pela homenagem, o quadrinhista produziu para o fã-clube a ilustração ao lado, com o personagem criado pelas irmãs Angela (1922-1987) e Luciana (1928-2001) Giussani em 1962.  



MUNDO - BONELLI - Download Especial: DIABOLIK

Recentemente a Editora 85 trouxe de volta ao Brasil as aventuras de Diabolik o Rei do Terror. São 4 histórias numa edição super caprichada e que você pode comprar aqui.

E para comemorar esse super lançamento trazemos uma edição especial e totalmente EXCLUSIVA de Diabolik, desenhada por ninguém menos do que o Mestre Wilson Vieira, único brasileiro a desenhar o personagem.

Foram dois episódios. O primeiro publicado em outubro de 1976, era o ano XV da publicação de Diabolik, número 22. O segundo foi publicado no número 3 do ano XVI, nas duas publicações seus desenhos foram arte-finalizados por Brenno Fiumali e Franco Paludetti.
Para fazer o download da edição clique aqui ou na imagem abaixo.